quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DE ONDE RESULTAM ESSES ESTEREÓTIPOS ?


Fomos à busca das opiniões de gente de diversas países, para descobrir a origem desses estereótipos. E depois de nós termos recolhido vários pontos de vistas através das entrevistas feitas, resultamos quase nas mesmas causas.

Letícia Santos afirma : `` Os estereótipos são criados a partir das características mais salientes de um povo, mesmo que nem todas as pessoas pertencentes a uma determinada sociedade tenham o mesmo perfil. ´´

Paloma Ferez afirma :’’ De fato, acredito que esses estereótipo provêm das pessoas que viajam por esses países, e depois falam coisas que não são a verdade, ou se são mais, de um jeitinho cheio de piadinha. Mas também das agências de viagens, publicistas e marketing. Todos eles mostram uma imagem errada ou seja que não é desses paises.

Brasil (carnaval e futebol)

Alemanha (cerveja e salchicha)

França (culinaria e moda)

Suiça (relogio)

Inglés (lord)

Escocia (uiqui, malta e castelhos)

Irlanda (verde, chuva e mar)

África (música e natureza)

Canada (frio e natureza)

Australia (liberdade e perigo animal) etc.


Michele Carilo diz : `` Acredito que alguns deles podem surgir por causa do que a mídia apresenta. Por exemplo,

Africa : há vários filmes e documentários mostrando a pobreza na África, portanto as pessoas acham que na África só há pobreza.

Alemanha : As pessoas pensam na Alemanha e não conseguem desconectá-la da imagem de Hitler, portanto pensam que todos os alemães são prepotentes, nazistas, etc.

Estados Unidos : Os presidentes republicanos que passaram pela Casa Branca têm a tendência a invadir países para "levá-los à democracia" quando o que querem, na verdade, é explorar seus recursos; por causa disso, portanto, as pessoas acreditam que todos os americanos são arrogantes.

Brasil : Por causa da imensa mídia em cima da beleza da mulher brasileira (mais especificamente, carioca) para atrair turistas, algumas pessoas acham que todas as mulheres do Brasil são sensuais e gostam de ser tratadas como objetos.

São Paulo : Devido à vida agitada e estressante pela qual a maioria dos paulistanos passam (com suas longas horas de trabalho), a falta de atenção para os aspectos pessoais pode transmitir uma ideia de superioridade ; por causa disso, as pessoas acham que os paulistas são metidos.

Baiha : Pelo fato do carnaval ser mais longo e acontecer durante o ano todo (dividido em várias pequenas festas), as pessoas pensam que os baianos são preguiçosos, só gostam de férias e carnaval.

Rio Grande Do Sul : Quanto ao fato dos gaúchos se acharem, acredito que se deve ao fato do gaúcho defender fortemente seus costumes, suas tradições e, ainda, achar que o Rio Grande do Sul é o melhor lugar para se viver. Já que a mídia não dá atenção ao Rio Grande do Sul, o gaúcho dá atenção demais, portanto, por causa disso, passa uma imagem de alguém que se acha.’’

Guilherme Fonseca afirma : `` acredito que os estereótipos são construções rapidas que cada um de nós forma, sem ter muita informação sobre o individio.´´

Rafael mello panke diz : `` No meu entender os estereótipos são criados por dois motivos maiores: o primeiro relacionado à busca de identidade e exclusão dos grupos, o segundo com a influência das relações do mercado capitalista (a lógica do lucro). Em um sentido mais antropológico (também da genética do comportamento). O segundo motivo maior, o da relação entre mercado e sociedade, posso explicar a utilização de estereótipos com um deles, muito fortemente explorado tanto no contexto interno quanto o internacional: o da mulher brasileira bonita e sensual. Tal estereótipo é fortemente explorado pela mídia e propaganda visando fomentar a indústria da beleza, muito lucrativa em nosso país.




Nenhum comentário: