
É quase normal e muito comum escutar as pessoas dizer "não tenho tempo" mas as vezes fica dificil saber exatamente por quê elas não têm tempo. O sistema mundial recomenda que o tempo é dinheiro e que precisamos estar ocupados. A cultura do tempo é diferente indo de um país a um outro. Ao chegar no Brasil, percebi logo que todo mundo estava sempre apressado tanto que eles nem prestam atenção nos outros que estão ao lado deles. Isso confirma o provérbio que diz que é só quando perdemos algo que nós nos damos conta de que não tivemos tempo suficiente para aproveitá-lo. Mas, na verdade, o que podemos definir como tempo e qual é a sua importância na vida humana?
Muitos filósofos refletiram sobre a noção do tempo e os pensamentos variam entre os autores mas uma coisa é comum entre eles: o tempo faz parte das coisas que nunca poderíamos controlar. Pois controlar o tempo significa decidir quando vamos morrer, decidir não envelhecer e mesmo se tornar Deus que é o único ser capaz de viver fora do tempo. Sobre ele, o tempo não tem poder nenhum. nós que estamos sob o poder do tempo o sentimos sempre, precisamos lutar contra a morte .
A definição do tempo e a importância dele sobre a vida do ser humano é bem mostrado no livro "O belo e o Tempo" de Oscar Wilde onde. Ele exprimiu de um jeito perfeito o poder do tempo sobre o homem através da sua personagem linda que no final teve como inimigo só o tempo. Nesse mesmo sentido, Machado de Assis fez uma descrição do que era o início do tempo com seu livro" Memórias póstumas de Brás Cubas ".As lições do relacionamento entre o homem e o tempo é bem explicado atráves desses dois livros pelo links...
http://filosofiaufsm.blogspot.com/2005/09/o-tempo-na-filosofia-e-na-literatura_16.html.
Com esses dois autores, que são mais literarários do que filosóficos, nós nos demos conta de que o tempo é nosso melhor amigo e nosso pior inimigo e mais ainda numa jornada, é só quando queremos nos deitar que nós nos damos conta de que o dia já acabou. E se tivessemos um mínimo para fazer um resumo do dia perceberemos que falta coisas que não conseguimos fazer e que sobra. Todos os dias, as pessoas tentam alcançar o tempo perdido sem sucesso e nossa corrida cotidiana atrás do tempo cansa mais do que todas as ocupações que temos.
Vai o dia e vem a noite, o tempo sempre presente. Nada é mais longo , pois que é a medida da eternidade. Nada é mais mais curto, pois que falta sempre para nossos projetos. Nada é mais lento para quem espera e, ainda pior , nada é mais rápido para quem desfruta a vida . O tempo se estende em grandeza até o infinito, divide-se, até o infinito em pequeneza. Todos lhe lamentam a perda e nada se faz sem ele. O tempo faz esquecer tudo o que é indigno da posteridade e imortaliza as grandezas do tempo e dos homens.
O tempo é essa coisa que não podemos apreender, que é muito e pouco importante, em que se preocupamos de vez em quando e que domina nossa existência. Geralmente, é só no dia do nosso aniversário que percebemos que o tempo passou muito rápido e que nos aproximamos da morte. E sempre falta algo que nós ainda não fizemos, sempre falta algo que não cumprimos, e não está certo se vamos achar o tempo para fazê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário