
Assim nós resultamos em uma linha dos fatos e consequências que se define como : ESTEREÓTIPO PRECONCEITO DISCRIMINAÇÃO, e que desenvolvem uma atitude de afastamento e de desprezo dentro das pessoas que acreditam neles, para com os demais.
Por conseguinte, para tirar essa atitude difamatória em si, ou seja, para evitar que você acabe por discrminar ou desprezar os demais, é preciso remediar primeiro o estereótipo, pois tudo provem dele.
Como remediar os estereótipos em geral ?
Guilherme Fonseca : ``
Rafael Mello Panke : `` No meu entender a resposta está na educação,
mas não em uma educação tradicional de características acadêmicas/eruditas e discriminatórias. Esta é uma educação excludente por definição, segregando os diferentes grupos sociais para se garantir privilégios numa dinâmica muito semelhante a da utilização de alguns estereótipos (como a do caipira burro, o carioca esperto, o paulista trabalhador). A educação precisa ser a da inclusão, com a utilização de currículos que exploram mais a diversidade de conhecimento dos diferentes grupos étnicos e culturais, preparando as pessoas para cada vez mais se enxergarem como iguais na diferença. Trata-se da utilização da lógica do direito desigual para pessoas desiguais (somente assim poderemos atingir uma igualdade verdadeiramente mais justa).´´
Assim, além de várias outras soluções, se aproximar das pessoas, ou seja, dos lugares que você tem um tipo de estereótipo, conviver com esses mundos, e tentar descobrir o porquê desse caráter que você considerava como estereótipo, se revela muito importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário